Press SPACE to start.
A ideia dessa visualização foi inspirada
nesta outra. Nela, cada som tocado é um gol marcado, com o momento em que é tocado sendo diretamente proporcional ao número de minutos jogados na Premier League. Aqui, a ideia é basicamente a mesma, com cada nota sendo tocada no momento em que o gol foi marcado naquele jogo.
Porém, criar um som diferente para cada uma das 32 equipes da Copa do Mundo seria muito trabalhoso. Então foi usado sempre o mesmo instrumento, mas com notas diferentes de acordo com o número da camisa do jogador que marcou o gol.
Para não ficar dissonante, escolhi uma escala pentatônica em Dó Maior, o que me garantiria que as notas não soariam estranhas se tocadas juntas ou muito próximas. Assim, apenas as notas dó, mi, sol e lá são tocadas (C, D, E, F, A).
O som original é uma nota dó de piano (C4). Ela ficou com a camisa 10, e as outras tem o seu tom calculado usando uma fórmula matemática para calcular a frequência.
1 = D2
2 = E2
3 = G2
4 = A2
5 = C3
6 = D3
7 = E3
8 = G3
9 = A3
10 = C4
11 = D4
12 = E4
13 = G4
14 = A4
15 = C5
16 = D5
17 = E5
18 = G5
19 = A5
20 = C6
21 = D6
22 = E6
23 = G6
Porém, caso o gol marcado tenha sido contra, a nota usada é um semitom acima do escolhido para o número da camisa, justamente para destoar do resto da escala.
Além disso, o acorde que permeia o som de fundo é composto por duas notas, definidas de acordo com a confederação à qual as seleções daquele jogo em questão pertencem. Por exemplo, se o jogo atual for Brasil x Croácia, as notas correspondentes à CONMEBOL e à UEFA são tocadas simultaneamente. A seleção que joga à esquerda na tabela da FIFA tem seu tom tocado na caixa esquerda, e, analogamente, a seleção da direita tem seu tom tocado na caixa direita.
A nota escolhida para cada confederação também vem da escala pentatônica em dó maior escolhida acima. Cada confederação ficou com uma.
AFC = G2
CAF = A2
CONCACAF = C3
UEFA = D3
CONMEBOL = E3